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Um grupo de empresários apresentaram aos secretários estaduais Juvir Costella (Logística e Transportes) e Enani Polo (Desenvolvimento Econômico) o projeto de um trem de passageiros entre Porto Alegre e Gramado (Serra Gaúcha). O estudo prevê aproximadamente 85 quilômetros de percurso, com duração de uma hora.
Ainda de acordo com o detalhamento, a ideia é utilizar veículo com 250 lugares, partindo do Aeroporto Internacional Salgado Filho (Zona Norte da Capital). São três opções de trajeto, todas passando por trechos da zona rural. Já o fluxo é estimado em 1 milhão de passageiros por ano em cada um dos itinerários.
“Trata-se de uma alternativa aos congestionamentos diários na rodovia federal BR-116 e áreas centrais de Gramado e Canela”, ressalta o governo do Rio Grande do Sul. Frequentemente listadas entre os principais destinos de viagem no Brasil, ambas as cidades são responsáveis por uma alta demanda turística no Estado.
A proposta é capitaneada pelas empresas RG2E Engenharia Consultiva, Sultrens, BF Capital e STE Engenharia. Durante o encontro, seus representantes explicaram os passos legais e estruturais para que a ideia saia do papel. Isso inclui aspectos econômicos, logísticos e até geográficos, já que a topografia da Serra Gaúcha exige um projeto diferenciado.
Os responsáveis pelo estudo técnico, porém, garantem conhecer a tecnologia necessária para superar essa limitação. Eles também mencionaram o fato de que na década de 1960 funcionou uma ferrovia ligando Porto Alegre a Gramado Além disso, argumentaram que a tecnologia atual é muito mais avançada.
“Em qualquer país desenvolvido, o transporte ferroviário é uma realidade”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico. “Uma reunião está marcada para a próxima semana, quando será feita uma avaliação interna do material. O tema também será tratado com os municípios que seriam impactados pela passagem do trem”. Seu colega de Logística e Transportes acrescentou: “É importante que o governo esteja envolvido em todas as etapas”.
Fonte Desenvolvimento.rs.gov.br
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