Estação Férrea da Várzea Grande
Museu do Trem está totalmente ABERTO à comunidade e visitantes
Depois de vermos a Casa do Major reaberta e se tornando o local mais visitado em toda a cidade nos últimos dois anos, agora é a vez da Estação Férrea da Várzea Grande reabrir à comunidade, depois de uma reforma minuciosa nos últimos meses.
Para compor o acervo do museu foram instalados novos painéis didáticos e autoexplicativos contando a história ferroviária da região através de imagens e infográficos atualizados com pesquisas recentes. O local também passou por uma nova organização dos documentos históricos e agora conta com um espaço de Reserva Técnica,um Plano Museológico e um polo bibliográfico em história, com dezenas de livros à disposição da comunidade para incentivo ao estudo e à pesquisa da história regional e local.
Outra novidade são cenários montados para fotografia, onde os visitantes poderão fazer registros no "bolicho", na plataforma de encontros e despedidas, no escritório do agente da estação e na sala vintage. O local também realiza atividades de integração com a população local, como o projeto "Memórias da Comunidade", que traz exposições permanentes e rotativas de fotografias, documentos e objetos que contam histórias e guardam memórias e afetos do cotidiano.
Então, já fica o convite: o Museu do Trem está totalmente ABERTO à comunidade e visitantes.
- O que? Museu do Trem
- Quando? De terça a sexta-feira — ou qualquer dia da semana, com agendamento prévio.
- Horário? das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h
- Onde? Rua Oscar Wille, 165 — a 150 metros do Pórtico de Gramado na RS-115, e 200 metros do Terminal Rodoviário e dos Fornos Coloniais da Várzea Grande.
- Quanto? Gratuito
Fonte e Fotos: Fernando B. Fisch
#gramado #museu #trem #skyhoteis #hotelsky #hospedagem #estaçãoferrea
